Quem
Somos

O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) representa um dos mais expressivos setores econômicos do Pará e do Brasil. Nosso propósito é disseminar a cultura mineral, atuando como um espaço de reflexão e articulação para o crescimento do setor.

Trabalhamos para ser, também, um canal de interlocução junto ao poder público e à sociedade civil, aproximando empresas e conectando pessoas, para criar uma mineração, cada vez mais, socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

Foquete lançado

Missão

icone de olho

Visão de
Futuro

Icone de aperto de mão

Negócio

Icone de medalha

Nossos
Valores

Criar um ambiente institucional favorável à inserção competitiva e ao desenvolvimento sustentável da indústria mineral no Estado do Pará.

Ser a instituição de referência na promoção e defesa da indústria de mineração no Pará.

Promover, representar, assessorar e capacitar a indústria de mineração.

  • Compromisso com uma mineração socialmente justa, economicamente viável, ambientalmente sustentável e culturalmente aceita;
  • Foco em benefícios para os associados;
  • Ética;
  • Desenvolvimento do associativismo e de alianças estratégicas;
  • Empreendedorismo.

Nossa
História

Casa daMineração

O setor produtivo mineral tem um ponto de encontro na capital paraense. A Casa da Mineração, inaugurada em 2012, é sede administrativa do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

A Casa, também, reúne um acervo completo de informações sobre a mineração no estado e no país. O local é base de reuniões e debates entre entidades da área, poder público e sociedade.

foto da casa da mineração

Diretoria

presidente guido germani

Guido Germani

Mineração Rio do Norte - MRN

Presidente

presidente guido germani

Ana Carolina Pantoja Alves

Vale S.A.

Vice-Presidente

Diretoria Executiva

  • Emerson Cláudio Martins Rocha

    (Alcoa) Diretor Financeiro

  • Paula Amélia Zanini Marlieri

    (Mineração Paragominas S.A.) Diretora Secretária

  • Gregoire Francisco Rocha Giroud

    (Alcoa) • 1º Diretor Suplente

  • Barbara Macedo Espinola de Almeida

    (Alcoa) • 2ª Diretora Suplente

  • Márcio Augusto Maia Medeiros

    (Vale S.A.) • 3º Diretor Suplente

  • Vladimir Senra Moreira

    (Mineração Rio do Norte - MRN) 4º Diretor Suplente

Membros Titulares
do Conselho Fiscal

  • Paulo Roberto Bergmann Moreira

    (Buritirama Mineração S.A.)

  • Luis Mauricio Ferraiuoli Azevedo

    (AVB Mineração LTDA)

  • José Guilherme Ramos

    (Bemisa Holding S.A.)

  • José Guilherme Xenofonte Pereira Valle

    (Mineração Caraíba S.A.)

  • Lucimar Martins

    (Chapleau Exploração Mineral LTDA)

  • André Luis Machado de Vasconcelos

    (Araguaia Niquel Metais LTDA)

Representantes Titulares
do Simineral na FIEPA

  • Guido Germani

    (Mineração Rio do Norte - MRN) Presidente

  • Ana Carolina Pantoja Alves

    (Vale S.A.) • Vice-presidente

  • Emerson Cláudio Martins Rocha

    (Alcoa) • Diretor Financeiro

  • Paula Amélia Zanini Marlieri

    (Mineração Paragominas S.A.) Diretora Secretária

Galeria dePresidentes

foto do presidente

Eugênio
Victorasso

Vale2007 a 2011
foto do presidente

José Fernando Gomes Júnior

Vale2011 a 2021
foto do presidente

Anderson
Baranov

Hydro2021 a 2022

Associados

Membro Fundador

Líder do setor de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa atua no Brasil desde 1965, em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita, ao refino da alumina, produção de lingotes e pó de alumínio.

O Grupo Bemisa foi fundado em 2007 e, atualmente, conta com nove projetos de diferentes commodities minerais distribuídos por sete estados brasileiros, que englobam uma ampla gama de minerais, como minério de ferro, ouro, níquel, fosfato e calcário. No Pará, a empresa desenvolve operações no município de Água Azul, no sudeste do Estado, com pesquisa e produção de ouro.

A Bravo é uma empresa de exploração e desenvolvimento mineral, com projetos no Canadá e no Brasil. No Pará, desenvolve o Projeto Luanga, focado na exploração de paládio, platina, ródio, ouro e níquel, na Província Mineral de Carajás.

A Brazauro Mineração faz parte da Eldorado Gold Corporation, uma das maiores empresas canadenses de produção de ouro e metais básicos, com 25 anos de experiência na construção e operação de minas na Europa, Ásia e Américas. No Pará, o principal ativo da empresa é o Projeto Tocantinzinho, de produção de ouro, localizado no município de Itaituba, região do Tapajós.

A Buritirama, controlada pelo Grupo Buritipar, é uma das maiores produtoras de manganês do mundo, produto essencial para o desenvolvimento da humanidade, com aplicações que abrangem desde a construção civil à agropecuária. No Pará, a empresa atua no município de Marabá (PA).

A empresa desenvolve atividades de produção de alumínio em todo o Brasil. No Pará, atua para a implementação do projeto Bauxita Rondon, no município de Rondon do Pará, com investimentos estimados em R$ 2 bilhões na implantação do projeto, entre 2023 e 2025, e produção de 4,5 milhões de toneladas por ano de bauxita.

A Ero Brasil faz parte de um grupo global que em sua bagagem carrega tecnologia e pesquisa, embarcados em know how canadense. No Pará, a empresa está em fase de implantação de um projeto de produção de ouro, no município de Tucumã.

A Horizonte Minerals é uma empresa de desenvolvimento de níquel. Com dois projetos em operação, Araguaia e Vermelho, a Horizonte se tornará um grande produtor de níquel, fornecendo aos mercados de aço inoxidável e baterias.

A Hydro é uma empresa líder em energia e alumínio comprometida com um futuro sustentável. Com atuação nos municípios paraenses de Barcarena e Paragominas, a empresa atua em toda a cadeia produtiva do minério, desde a extração da bauxita, refino até a fabricação do alumínio.

A Imerys atua no Brasil desde 1996. Presente em três estados (Pará, São Paulo e Espírito Santo), a Imerys extrai e/ou beneficia os minérios de Carbonatos de Cálcio, Caulim e Perlita. No estado do Pará, a Imerys possui a maior planta de beneficiamento de Caulim do mundo.

A empresa está localizada no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, no Oeste do Estado do Pará, onde mantém uma produção de mais de 12 milhões de toneladas de bauxita por ano, com exportações para três continentes.

A Vale é uma das maiores empresas de mineração do mundo. Suas operações extrapolam fronteiras e está presente em cerca de 20 países. No Pará, a empresa produz diversos minérios, como ferro, cobre, níquel e mangânes. Além da mineração, também atua em logística – com ferrovias, portos, terminais e infraestrutura de última geração.

A OZ Minerals é uma empresa que desenvolve atividade de exploração e extração sobretudo do cobre. Dentre os projetos desenvolvidos no Pará, a empresa possui o projeto Pantera, com exploração de ouro-cobre no município de Ourilândia do Norte.

FAQ

Dúvidas Frequentes

Quer se associar?

Saiba o que você precisa

2024 © Simineral – Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Bredi

logo da empresa bredi