Comunicação

O Prêmio Simineral de Comunicação reconhece, valoriza e premia, desde 2013, o talento de jornalistas, produtores de conteúdos digitais e profissionais de comunicação de empresas mineradoras. A premiação é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), com organização da Agência EKO. A premiação é composta por três Áreas: Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo; Prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais e Prêmio Simineral de Conteúdos Empresariais.

Anuário

O Simineral lançou, em 2012, o 1º Anuário Mineral do Pará. Com oito edições lançadas, a publicação, distribuída em português e inglês, era uma referência completa da mineração paraense, com dados sobre o desempenho do setor na balança comercial, exportações, geração de empregos, projetos de responsabilidade social, sustentabilidade etc. Em 2019, com o lançamento do Simineral On, foi incorporado à ferramenta eletrônica.

livro do simineral
3-ANUARIO-MINERAL-DO-PARA
1º Anuário Mineral do Pará
3-ANUARIO-MINERAL-DO-PARA
2º Anuário Mineral do Pará
3-ANUARIO-MINERAL-DO-PARA3º Anuário Mineral do Pará
4-ANUARIO-MINERAL-DO-PARA4º Anuário Mineral do Pará
5-ANUARIO-MINERAL-DO-PARA5º Anuário Mineral do Pará
6-ANUARIO-MINERAL-DO-PARA6º Anuário Mineral do Pará
7-ANUARIO-MINERAL-DO-PARA7º Anuário Mineral do Pará
7-ANUARIO-MINERAL-DO-PARA
8º Anuário Mineral do Pará
ilustração dorinha livreto

Anuarinho

Como forma de traduzir o conteúdo e atingir novos públicos, o Simineral lançou o Anuarinho, uma versão infantil do Anuário, com a Dorinha, personagem especialmente criado para contar a história, falar sobre números e a realidade do setor mineral paraense para as crianças.

Anuarinho 2013

Versão especial para o público infantil

Anuarinho 2014

Versão especial para o público infantil

Anuarinho 2015

Versão especial para o público infantil

Anuarinho 2016

Versão especial para o público infantil

Anuarinho 2017

A máquina do tempo e os minérios

Anuarinho 2018

Do que é feito o mundo

Frente Parlamentar

Para discutir diretrizes que contribuam para promover uma mineração mais sustentável no Pará, a Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará foi criada no dia 14 de junho de 2012. O Simineral foi o principal interlocutor deste marco junto aos parlamentares. A Frente busca incentivar a verticalização da produção no Estado e criar redes de fornecedores nos empreendimentos locais, além de sugerir alternativas econômicas após o encerramento das atividades minerais.

homem perto do caminhão

Dia da Mineração

Reconhecendo cada vez mais a importância do setor mineral, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), aprovou, por unanimidade, o dia 14 de março como o “Dia Estadual da Mineração” no Pará. Criado em 2012, a escolha da data faz referência ao dia em que, em 1967, iniciou-se a pesquisa mineral na região de Carajás. A Lei nº 7.603, que instituiu o “Dia Estadual da Mineração”, foi de autoria do Deputado Raimundo Santos.

2024 © Simineral – Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Bredi

logo da empresa bredi