A presença feminina na mineração tem se fortalecido nos últimos anos, refletindo as mudanças e evolução no setor. Apesar dos desafios históricos, cada vez mais mulheres conquistam espaço em posições estratégicas e de liderança. O Sindicado das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), em parceria com a OZ Minerals, reforça seu compromisso com a equidade de gênero e a valorização da mulher na mineração, destacando histórias de profissionais que transformam o setor diariamente.
Liderança e equilíbrio: a trajetória de Deborah Alves
Mineira de Belo Horizonte, Deborah Alves é Engenharia de Minas formada pela UFMG e atua há 18 anos no setor mineral. Atualmente, é Coordenadora de Planejamento na OZ Minerals, liderando uma equipe de 18 colaboradores. Casada e mãe de gêmeos, ela concilia a vida familiar e profissional em um ambiente desafiador.
Para Deborah, a evolução da participação feminina na mineração representa um avanço na autonomia das mulheres no mercado de trabalho.
“O que me deixa mais tranquila é a autonomia que estamos conquistando. Temos tido mais chances de fazer nossas escolhas e conseguimos acessar o espaço das indústrias, somos investidoras, somos empreendedoras, somos ótimas engenheiras, pois gostamos de trabalhar bonitas e não precisamos nos masculinizar para termos espaço”, destacou.
Como mulher negra em uma posição de liderança, Deborah se orgulha de contribuir para um ambiente de trabalho mais inclusivo.
“Sendo uma mulher negra me sinto muito contente por contribuir e por ver que o cenário atual é diferente, mas sei que muito ainda há que se fazer para se chegar no ideal de igualdade. Poder contribuir para que várias mulheres se enxerguem diferente do que as rotulam e poder propiciar um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso é uma conquista enorme”, afirma.
Conquistando espaços: conheça Elisama Silva
Natural de Natal-RN, Elisama Silva também trilhou uma trajetória na mineração. Administradora, ela ingressou no setor aos 18 anos, como estagiária e hoje, com 16 anos de experiência, é Coordenadora de Contratos e Fornecedores da OZ Minerals, liderando 5 colaboradores. Foi a primeira mulher a ser promovida para um cargo de coordenação na empresa, abrindo caminho para outras lideranças femininas.
Casada e mãe de dois filhos, Elisama afirma que um dos maiores desafios na sua carreira, foi o retorno da licença-maternidade. “Conciliar a maternidade com a carreira profissional, sentir a insegurança em estar ou não fazendo a coisa certa, o sentimento de culpa, a solidão, o cansaço físico e mental, são alguns dos desafios que as mães passam, principalmente nos primeiros meses”, disse. Ela reconhece o apoio e flexibilidade da OZ Minerals nesse processo, permitindo um retorno gradual com horários flexíveis e trabalho híbrido.
Ao longo da sua trajetória, Elisama também teve oportunidade de estruturar novas áreas na empresa. “Começar algo do zero e estruturar as áreas e formar equipes foi muito gratificante, me orgulho disso, ao longo da implantação da área de contratos, fui promovida do cargo de supervisora para coordenadora, sendo reconhecida pelo meu trabalho”, revelou.
Para ela, a autoconfiança e persistência são fundamentais para qualquer mulher que deseja crescer profissionalmente. “Devemos acreditar na gente, esse é o primeiro passo para crescer, ter autoconfiança, se empoderar e persistir, porque qualquer caminho terá percalços e desafios. Trilhe seu caminho e busque seu próprio desenvolvimento, não terceirize a sua carreira”, concluiu
Simineral reforça compromisso com a equidade de gênero
O Simineral tem trabalhado para incentivar a equidade de gênero e ampliar as oportunidades para mulheres. A história de Deborah e Elisama reforça a importância de um ambiente de trabalho inclusivo, onde a diversidade é um diferencial estratégico para o setor mineral.
“A presença feminina na mineração está crescendo e precisamos garantir que esse avanço continue de forma sustentável. Valorizamos iniciativas que impulsionam a inclusão e promovemos o reconhecimento das mulheres que fazem a diferença no setor mineral”, destaca o Diretor Executivo do Simineral, Emerson Rocha.
A equidade de gênero é um compromisso que dever ser compartilhado por todas as indústrias. Ao dar visibilidade às conquistas femininas, o Simineral e a OZ Minerals reafirmam o seu papel no fortalecimento de um setor mais justo, diverso e inovador.
Assessoria de Imprensa:
Coordenação de atendimento: Rosana Pinto
(91) 98165-4160
rosanapinto@ekonet.com.br
Analista de atendimento: Thainá Dias
(91) 98993-9816
thaina@ekonet.com.br
2025 © Simineral – Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bredi