Em homenagem ao mês da Mulher e em alusão ao Dia Estadual da Mineração, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em uma parceria com o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), realizou, nesta segunda-feira (14), o evento ‘Empoderamento Feminino na Mineração’, no Espaço São José Liberto, em Belém.
O evento contou com a presença de autoridades e de mulheres com atuações importantes no setor minerário. Elas relataram em palestras suas trajetórias profissionais, conquistas e os principais desafios enfrentados, com destaque para a necessidade de uma maior ocupação de espaço na mineração.
A iniciativa levou em consideração a baixa representatividade da força de trabalho feminina na indústria mineral que, segundo um levantamento do movimento Women in Mining Brasil (WIM Brasil), em 2021, era de apenas 15% em todo o País, o que reforça a importância de ações de estímulo à participação feminina no segmento.
Segundo os dados do levantamento, por exemplo, até o ano passado, a participação de mulheres em Conselhos Executivos era de 11%, ao passo que em Conselhos Administrativos era de 16%.
Dividido em dois painéis, o evento abordou os ‘Desafios na inclusão das mulheres na mineração’, abrindo um diálogo sobre a liderança feminina na indústria, e as ‘Oportunidades para a inclusão de mulheres no setor mineral’, destacando projetos e iniciativas nas esferas públicas e na iniciativa privada para a intensificação da presença de mulheres no mercado, com foco em uma maior valorização.
O público presente no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto, e quem acompanhava a transmissão via Youtube e Facebook pôde acompanhar palestras sobre temas como: os obstáculos enfrentados pela liderança feminina nas organizações; a participação feminina nas instituições de ensino e pesquisa; o desenvolvimento de projetos de empoderamento no setor público; os impactos na geração de negócios com a inclusão do gênero feminino; projetos voltados para a inclusão de mulheres na mineração; entre outras.
Na abertura, o titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior, destacou a relevância do evento para o setor, ressaltando o ineditismo da iniciativa. "Este é um dia histórico, pois mostra, mais uma vez, a união do setor privado e do setor público, que favorece esse ambiente de negócios criado pelo governador Helder Barbalho para que nós possamos gerar cada vez mais desenvolvimento para este Estado", disse ele.
"Nesse evento, vamos discutimos o empoderamento feminino em um setor tão importante, que é o da mineração, algo inédito, e um dia de debates que nos darão as bases para a construção de um futuro muito promissor e mais inclusivo para o Estado do Pará. Por isso, estou satisfeito de estar aqui hoje, com a certeza de que temos muito mais a contribuir com a sociedade paraense nos próximos anos", afirmou o titular da Sedeme.
Guido Germani, presidente do Simineral, participou remotamente e, em sua fala, ressaltou a relevância da promoção do evento pelo Governo do Estado, via Sedeme, frisando que iniciativas de inclusão nas indústrias estão sendo cada vez mais incentivadas.
2023 © Simineral – Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bredi