Simineral
17/12/2025

Edição especial do Simineral de dezembro reforça protagonismo da Mineração Paraense na COP 30

 A realização da COP30 em Belém marcou um capítulo histórico para a Amazônia e colocou o Pará no centro das discussões globais sobre clima, transição energética e desenvolvimento sustentável. Em meio à atenção internacional, o Simineral teve participação ativa e estratégica, integrando debates, promovendo diálogos e reforçando o papel da mineração responsável na construção de uma economia de baixo carbono.

O Simineral ON deste mês traz a participação do Simineral diversos painéis, distribuídos entre a Blue Zone, Green Zone e Free Zone, com contribuições de suas lideranças sobre inovação, governança, inclusão produtiva, cidades sustentáveis, minerais estratégicos e políticas para a transição energética. A atuação ampliou a visibilidade do Pará como referência nacional e internacional em mineração moderna, tecnicamente estruturada e alinhada às demandas da economia verde.

O presidente do Simineral e CEO da Norsk Hydro Brasil, Anderson Baranov, ressaltou que o Pará ocupa uma posição estratégica nos avanços das soluções de baixo carbono e na oferta de minerais essenciais para tecnologias limpas. “Nesta edição do Simineral ON buscamos reforçar ainda mais tudo o que foi discutido durante a COP 30. Principalmente, vendo que o mundo caminha para uma economia de baixo carbono, e o Pará está no centro dessa transformação. Somos produtores de minerais essenciais para a transição energética e trabalhamos continuamente para que essa produção esteja alinhada aos princípios de inovação, eficiência e responsabilidade socioambiental”, destacou.

Na edição especiais, os leitores podem fazer um passeio pelos principais painéis que o Simineral se fez presente no evento. Painéis como “Minerais Estratégicos: da Extração Sustentável à Geração de Valor” e “Creating Value from Minerals for the Transition” reforçaram esse posicionamento, apresentando o Pará como território-chave para abastecer cadeias globais que dependem de alumínio, cobre, manganês, minério de ferro e outros insumos estratégicos.

A programação também destacou a contribuição do setor mineral para a geração de oportunidades e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às populações amazônicas. Em debates sobre cidades sustentáveis, governança e inclusão produtiva, o Simineral apresentou iniciativas e caminhos para ampliar o impacto social positivo da atividade mineral.

Segundo o diretor executivo do Simineral, Emerson Rocha, a COP30 simbolizou um momento decisivo para consolidar parcerias e ampliar a visibilidade da nova economia que está em construção no Pará. “A COP30 evidencia o quanto o Pará já integra a agenda da economia verde. Nosso foco é fortalecer parcerias, estimular inovação e contribuir para um desenvolvimento regional estruturado. A Amazônia é floresta e gente em pé, e isso significa promover oportunidades, conhecimento e qualidade de vida para quem vive aqui, com atividades econômicas responsáveis e capazes de gerar valor para o território”. 

Leia mais em: https://www.simineral.org.br/simineral-on/71/cop-30-na-amazonia#simineral-na-cop-30

O SIMINERAL ON conta com o patrocínio da HYDRO, VALE, MRN, BEMISA, G MINING e ARTEMYN.

2025 © Simineral – Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Bredi

logo da empresa bredi