N55 • OUT 2023
EDITORIAL
bannervale
vale

A mineração desempenha um papel crucial no desenvolvimento socioeconômico dos municípios onde está presente.

Além de ser uma fonte significativa de geração de empregos, a atividade mineral impulsiona a economia local de diversas formas.

Hoje, sabemos que a mineração é a principal atividade econômica do Pará e destina, todos os meses, milhões de reais em recursos para apoiar os investimentos das cidades e territórios onde está presente.

Além disso, gera uma demanda significativa por mão de obra, aquecendo o mercado de trabalho tanto das cidades, quanto do Estado como um todo, o que melhora a qualidade de vida das pessoas e impulsiona todo o mercado local.

Um exemplo disso, vamos ver nesta edição do Simineral On. No Podcast, por exemplo, traremos informações sobre o Simpósio do Ouro 2023, que ocorreu em Belém entre os dias 16 e 18 de outubro.

Já em nossa matéria especial, mostramos como a atividade mineral, o principal vetor econômico de Parauapebas, ajudou a cidade a ser a única do Pará e uma das poucas de toda a região Norte a figurar na lista das 100 cidades mais inteligentes do Brasil. O ranking leva em consideração a integração entre os diversos setores da cidade e como eles contribuem para a melhora da qualidade de vida de seus cidadãos.

Emprego, investimentos, novos negócios, geração de renda e projetos sustentáveis. A mineração está sempre se aprimorando, respeitando as pessoas, o meio ambiente e buscando novas formas de contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos territórios onde está presente.

Desejamos a você uma boa leitura!Anderson Baranov,

presidente do Simineral

SMART CITIES

Parauapebas está entre as cidades mais inteligentes do Brasil

O município de Parauapebas, no sudeste do Pará, foi a única cidade do Estado e uma das poucas de toda a região Norte a constar no Ranking “Connected Smart Cities”, que elenca as 100 cidades mais inteligentes do Brasil.

Conhecida principalmente por sua indústria de mineração, abriga grandes projetos minerais de ferro, cobre, ouro, manganês, entre outros, Parauapebas cresceu, se fortaleceu e desenvolveu com base nessa economia, que gera, anualmente, bilhões em receitas para a cidade. Com uma gestão eficiente desses recursos, o município investiu em educação, infraestrutura, tecnologia, segurança e programas sociais, pavimentando o caminho para um futuro mais inteligente e sustentável.

O conceito de cidade inteligente se refere a um espaço pensado para as pessoas, com foco na inclusão social,

diminuição da desigualdade e pautado na sustentabilidade. O ranking brasileiro, por exemplo, contempla 74 indicadores diferentes, reunidos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia, inovação, economia, educação, saúde, segurança e empreendedorismo.

Um dos destaques que colocaram Parauapebas no ranking foi o quesito Segurança, onde chegou a figurar no Top 10. O município paraense investe pesado em tecnologia para apoiar essa área. Seu sistema de monitoramento conta, por exemplo, com 120 câmeras espalhadas por toda a cidade, que ajudam na elucidação de casos e na prevenção e combate ao crime. Outro destaque são os mais de 200 pontos de wi-fi grátis que os cidadãos têm à disposição, fortalecendo o acesso digital.

podcast on

Evento debate
práticas sustentáveis
na cadeia produtiva do ouro

De 16 a 18 deste mês, Belém sediou a segunda edição do Simpósio do Ouro Feira de Mineração da Amazônia, que reuniu empresas de mineração, representantes do governo federal e estadual e especialistas para debaterem práticas sustentáveis na produção, refino e comercialização do ouro no país. O evento foi tema do nosso podcast desta edição. Confira!

banner podcast
faixa som

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

CÍRIO2023
vale

Já faz tempo que a gente fala por aqui sobre a importância dos minérios para a nossa vida e como eles estão presentes em tudo ao nosso redor. Neste mês, em que Belém celebrou o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas e culturais do Brasil, a gente aproveitou para mostrar mais um pouquinho sobre como os nossos minerais, inclusive os produzidos aqui no Pará, também estão presentes nesse momento tão especial.

faixa video
CÍRIO2023

Tem minério
nessa maniçoba

O Pará é um dos maiores produtores de ferro e alumínio do mundo, materiais utilizados nas panelas que preparam a maniçoba, um dos pratos típicos da festa.
item
É de alumínio, também, que são feitas as estações que dividem a corda do Círio.
item
Cobre, silício e alumínio são alguns dos minérios presentes em lâmpadas que compõem a bela iluminação de Círio.
item
O caulim é um mineral usado na pigmentação de papéis, como os milhares que saúdam a Virgem de Nazaré ou os que aliviam o calor durante a procissão.
item
SOLIDARIEDADE
banenr
titulo

Por reconhecer o Círio de Nossa Senhora de Nazaré como uma manifestação cultural do povo paraense, além de patrocinar o evento, a Hydro e a Albras, por meio da iniciativa Voluntários em Ação, doaram água mineral aos romeiros na procissão de domingo (08/10). Distribuir água nas romarias é uma das grandes tradições da festa.

A meta dos comitês de voluntários, formado por empregados, empresas contratadas e familiares, foi distribuir 15 mil copos de água envasados, envolvendo mais de 40 voluntários na

ação. A arrecadação da água mineral foi mobilizada por campanhas internas nas empresas, envolvendo padrinhos e outros apoiadores. Há mais de 12 anos, o voluntariado empresarial realiza essa doação, que foi retomada após um período de paralisação devido à pandemia.

Leia mais: https://www.hydro.com/pt-BR/imprensa/noticias/2023/voluntarios-da-hydro-e-albras-vao-distribuir-15-mil-copos-de-agua-mineral--para-romeiros-do-cirio-de-nazare/
INFORME:
CULTURA
banner

SINOBRAS apoia Círio de Marabá, maior evento religioso do município

A SINOBRAS, uma das empresas do Grupo Aço Cearense, é mais uma vez patrocinadora do Círio de Nazaré de Marabá, parceria firmada desde 2011. A siderúrgica investe em projetos importantes, não só para o crescimento econômico, como também para a continuidade das tradições culturais paraenses, e por isso está apoiando também o Projeto Cultural Círio das Artes, promovido por Melquíades Justiniano, expressividade artístico-cultural de Marabá. E como reconhecimento, a siderúrgica já recebeu por duas vezes o “Selo Cultura Pará – Empresa Amiga da Cultura”, honraria do Governo do Estado do Pará.

Formado pelas empresas SINOBRAS, SINOBRAS Florestal, Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, Instituto Aço Cearense e a mais nova empresa, Aço Cearense Logística, localizadas nos estado do Pará, Ceará e Tocantins, o Grupo Aço Cearense sempre teve como base a fé em Deus, o que reforça a religiosidade como alicerce para fazer a diferença na vida das pessoas.


Leia mais: https://www.grupoacocearense.com.br/sinobras
/imprensa/noticias/sinobras-recebe-selo-cultura-para-empresa-amiga-da-cultura-pela-segunda-vez/
INFORME:
agenda

Confira os principais
eventos do setor mineral

Curso “Missão Exodus, uma experiência em BowTie”
6 e 7 de novembro de 2023
Belo Horizonte (MG)

https://ibram.org.br/evento/curso-missao-exodus-uma-experiencia-em-bowtie/

8° Congresso Brasileiro do Cimento
6 a 8 de novembro de 2023
São Paulo (SP)

https://ibram.org.br/evento/8o-congresso-brasileiro-do-cimento-cbci-2023/

CRÉDITOS

CASA DA MINERAÇÃO

Travessa Rui Barbosa, 1536 • Cep: 66035-220 • Belém-PA(91) 3230-4055 • www.simineral.org.br

Criação e Produção

Agência EKO

PATROCINADOR DIAMANTE

PATROCINADOR GOLD

imagem mobile