N52 • JUL 2023
TRANSFORMAÇÃO

Conheça os projetos que ajudam a transformar vidas

Muito além de ser um setor que movimenta a economia do estado, a indústria mineral trabalha, cada vez mais, pelo desenvolvimento das pessoas e dos territórios onde atua. Projetos nas áreas cultural e social têm contribuído para transformar vidas, promovendo o desenvolvimento humano, a valorização da diversidade e o acesso à arte e ao esporte.

São projetos financiados por meio de leis de incentivo, editais, chamadas públicas ou escolha direta. Aqui no Pará, não faltam exemplos inspiradores. Um deles é realizado pela Vale, que, através do Instituto Cultural Vale, recebe propostas de patrocínio para projetos culturais com captação de recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O instituto, também, mantém museus e espaços culturais que selecionam projetos de programação e ocupação desses locais. Além disso, a Vale oferece cursos online gratuitos para capacitar produtores culturais na formatação de seus projetos.

Outro exemplo inspirador vem da Hydro, que apoia projetos culturais, esportivos e educacionais por meio da Lei Rouanet, da Lei do Esporte e do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A empresa, também, realiza o Programa Comunidade, que promove ações de geração de renda, saúde, educação ambiental e cultura nas comunidades onde atua.

Ser professor e ser um músico atuante em orquestra sinfônica, juntar esses dois mundos, foi uma das coisas mais extraordinárias que já aconteceram na minha vida. Eu penso que essa base também é como se fosse o projeto Vale Música. Você vai repartir esse conhecimento e isso vai projetar neles esperança, oportunidade, sonhos. É a possibilidade, através do compartilhar conhecimento, desenvolvendo a transformação

Jhonathan, professor do
Vale Música Belém - PA.

Clique e conheça a história
do professor Jhonathan

Editorial
editorial

A mineração é uma atividade econômica estratégica para o Brasil, com potencial mineral e uma indústria competitiva, mas também traz contribuições que garantem o desenvolvimento sustentável do setor e das comunidades. Os projetos culturais, esportivos e de lazer, promovidos pela mineração, têm um papel fundamental: o poder da transformação social. Esses projetos podem promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades, valorizando a cultura, o esporte e o lazer, além de gerar emprego, renda e oportunidades locais

esta edição do Simineral ON, você vai conferir alguns exemplos desses projetos realizados no Pará. Todos eles são fruto de uma política de gestão sustentável do setor mineral, que envolve planejamento de longo prazo, gestão eficiente dos recursos naturais, inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental.

Boa Leitura!

Guido Germani
Presidente Simineral

podcast on

Você sabe como participar de editais de apoio a projetos?

Para participar de editais de projetos sociais e culturais por meio da mineração, é preciso estar atento às oportunidades oferecidas por empresas e instituições que atuam no setor mineral e que utilizam leis de incentivo fiscais para patrocinar iniciativas de interesse público. Esses editais geralmente são divulgados nos sites e nas redes sociais das empresas e instituições que possuem critérios específicos de elegibilidade, seleção e avaliação dos projetos. O Instituto Peabiru, que é um exemplo desse cenário, participa dessa conversa e explica os processos que envolvem as seleções

curiosidades
banner

Ah, o verão! A nossa estação preferida do ano chegou com tudo, prometendo muito sol e um calorão. E nada melhor do que aproveitar o verão amazônico para curtir uma boa praia, balneário, igarapé ou cachoeira. Mas, seja qual for sua opção, saiba que ele estará lá, presente, acompanhando você em cada memória e momento especial.

Sim, estamos falando dos minérios, que permitem que as nossas aventuras ensolaradas sejam mais divertidas, seguras e completas. Aproveite o verão, curta cada momento e brilhe sob o sol com os seus objetos minerais favoritos!

Oculos de sol

Os óculos de sol, geralmente, contêm minérios como o ferro, alumínio e outros metais. Eles não apenas adicionam um toque de estilo ao nosso visual, mas também nos protegem dos raios UV e garantem que possamos curtir a praia com os olhos bem protegidos.

Protetor solar

Ah, o fiel protetor solar! É essencial para proteger nossa pele dos danos causados pelos raios ultravioleta. Você sabia que muitos protetores solares contêm minérios como o dióxido de titânio e o óxido de zinco? Esses minérios ajudam a refletir a luz solar e atuam como uma camada protetora para nossa pele. Além dele, o minério está presente em diversos outros cosméticos, como nos hidratantes, importantíssimos também para aquele pós-praia.

Bebidas geladas

Ah, como é bom desfrutar de uma bebida refrescante enquanto relaxamos ao sol! As latas de refrigerante ou de sucos que trazemos conosco geralmente são feitas de alumínio, um minério amplamente utilizado na indústria de embalagens. Essas latinhas nos permitem aproveitar nossas bebidas geladas de forma prática e conveniente.

Celular

E claro que, enquanto relaxamos na praia ou à beira da piscina, não podemos deixar de registrar tudo, não é verdade? Os smartphones são verdadeiros tesouros tecnológicos e contêm uma variedade de minérios valiosos, como o ouro, a prata, o cobalto e o cobre. Eles garantem que possamos compartilhar nossas fotos de verão nas redes sociais e ficar conectados com amigos e familiares.

cidades e comunidades
banner

Nem só de bauxita vive Juruti! Pertencente à Mesorregião do Baixo Amazonas, a cidade tem um verão movimentado, que inclui um dos festivais folclóricos mais emblemáticos do país, o Festival das Tribos Indígenas de Juruti, ou como é conhecido, Festribal, que acontece, todos os anos, no último final de semana de julho, atraindo cerca de 20 mil pessoas para a cidade.

Mas, para além da disputa entre as tribos Muirapinima e Munduruku, Juriti oferece várias opções de turismo durante o verão amazônico. Uma boa escolha para esta temporada é a Praia do Formigão, localizada no lago do Juruti Velho e considerada uma das mais belas praias do Baixo Amazonas.

Outra opção de lazer é o Lago do Jará, um balneário localizado em uma área que soma 240 hectares com enorme potencial de uso público para o lazer e que encanta os visitantes com o seu passeio de canoa no final da tarde. Mas para quem deseja ter uma experiência mais ribeirinha-amazônica, é possível visitar a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, onde é possível aprender sobre os métodos tradicionais de extração sustentável, além de conhecer mais sobre as comunidades locais e como eles vivem em harmonia com a floresta.

multimídia
banner

O Simineral acaba de lançar o seu novo site, com um design moderno, intuitivo e interativo. O site tem como objetivo facilitar o acesso à informação sobre o setor mineral paraense, brasileiro e mundial, além de divulgar as ações e os projetos realizados pelo Sindicato e pelas empresas associadas.

Lá, você também pode entrar em contato com o Sindicato, assinar a newsletter, acompanhar as redes sociais e ficar por dentro das novidades do setor mineral.

Acesse e conheça!

números
banner

Dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE, mostraram que duas cidades do Pará vêm apresentando um nível de crescimento intenso, chamado, até mesmo, de “ritmo chinês”. São elas: Parauapebas e Canaã dos Carajás. Os dois municípios, localizados no sudeste paraense, são alguns dos principais polos minerais do Estado e vetores de desenvolvimento econômico e social na região.

Renda Mineral

Canaã dos Carajás e Parauapebas são algumas das cidades que mais recebem recursos através da atividade mineral em todo o Brasil. Recursos que se transformam em melhores empregos, renda e desenvolvimento econômico e social para sua população e para a toda a região.

trilhando caminhos
banner

Transformando vidas por meio do esporte, cultura e lazer

Criado com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida, em Barcarena, o programa Trilhando Caminhos tem como estratégia utilizar atividades esportivas, culturais e de lazer como impulsionadores para a formação integral, a prática cidadã e a convivência comunitária de crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos e adultos com atividades de corrida. A iniciativa é realizada pela Hydro Alunorte. Como ferramenta socioeducativa e de inclusão social, o Programa oferece aulas de futebol, capoeira, ballet, Karatê e corrida. Além do apoio nessas atividades, há também atendimento psicossocial para alunos, familiares e comunitários, podendo ser liderança ou não, desde que tenham relação com o projeto.

Desde 2018, cerca de 1293 pessoas já foram beneficiadas pelo programa, 300 receberam atendimento psicossocial, totalizando 3.851 atendimentos sociais, entre aulas esportivas, teatro e oficinas socioeducativas oferecidas a alunos e familiares com palestras e rodas de conversas como saúde e direitos humanos para o público infanto juvenil. O programa tem 10 núcleos de atividades em funcionamento, e conta com 617 alunos matriculados e ativos.

INFORME:
JURUTI + 10 E USINA DA PAZ

Alcoa fomenta projetos de desenvolvimento no Pará

Como parte do compromisso da Alcoa com o desenvolvimento de Juruti, no oeste do Pará, uma nova agenda de melhorias e implantações está sendo elaborada. A Agenda Juruti +10 deve promover ações nos próximos 10 anos para o município. O objetivo é proporcionar equipamentos, espaços e ambientes públicos que atendam as demandas locais, além das obras já realizadas na agenda positiva.

Em Santarém, a Alcoa e o Governo do Pará dão início à obra da Usina da Paz, que oferece à população mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para prevenção à violência, ações esportivas, salas de audiovisual, inclusão digital e espaço multiuso a ser utilizado pela comunidade.

Saiba Mais

INFORME:
instituto aço cearense
banner

Uma das vocações do Grupo Aço Cearense, do qual a SINOBRAS faz parte, está na transformação de um Brasil mais forte, justo e com oportunidades. Por isso, pensar além do negócio é essencial para continuar construindo o país que podemos ser. Como forma de retribuir à sociedade, honrar os valores e as origens, o Grupo fundou em 2010 o Instituto Aço Cearense, que é responsável por colocar em prática atividades que proporcionam transformação e inclusão social com base na educação, saúde, cultura, esporte e empreendedorismo.

O Instituto já investiu mais de R$ 28 milhões em ações sociais no Ceará, no Pará e no Tocantins, com 252 instituições atendidas nos três estados, beneficiando mais de 454 mil pessoas.

Conheça mais!

INFORME:
agenda

Confira os principais

EXPOSIBRAM | 29 e 31 de agosto de 2023 | Belém (PA)

Mais informações: https://ibram.org.br/evento/exposibram-2023/

Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias • 30/08 a 1/09 | Belém (PA)

Mais informações: http://amazoniaenovaseconomias.com.br
/sobre-a-conferencia

11º Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto
e Mina Subterrânea (CBMINA) 12 a 14 de setembro
| Belo Horizonte (MG)

Mais informações:
https://sis.automacaodeeventos.com.br
/2023/cbmina23/sis/inscricao/index.asp?s=cbmina

CRÉDITOS

CASA DA MINERAÇÃO

Travessa Rui Barbosa, 1536 • Cep: 66035-220 • Belém-PA(91) 3230-4055 • www.simineral.org.br

Realização

Poliana Bentes de Almeida
Doutoranda em Administração (Unama) • Mestra em Gestão de Conhecimento para Desenvolvimento Socioambiental (Unama)

Criação e Produção

Agência EKO

PATROCINADOR DIAMANTE

PATROCINADOR GOLD